Diariamente, vendedores e donos de sites online enfrentam o problema de possuir baixa taxa de visitação ao seu site, o que prejudica o funcionamento e os lucros gerados a partir deste site.
Sendo assim, é importante que o vendedor se destaque de alguma forma nas plataformas virtuais e otimize as visitas a sua página, e isso é possível através de uma estratégia chamada implementação de técnicas de SEO.
Certo, mas o que é SEO? Esse termo originou-se do inglês Search Engine Optimization, e sua tradução significa Otimização para Sites de Busca.
Ou seja, é um conjunto de técnicas de marketing virtual que possuem o objetivo de aumentar o tráfego em um site através da otimização do conteúdo nas plataformas de pesquisa como Google ou Yahoo, por exemplo.
Trata-se basicamente de tornar seu site mais visível para os buscadores, por exemplo, ao pesquisar um produto as pessoas tendem a entrar nos primeiros sites que aparecem.
Ou no máximo apenas na primeira página da pesquisa, sendo assim o objetivo das técnicas de SEO é fazer com que seu site se torne um dos primeiros colocados nas pesquisas, aumentando o tráfego, e consequentemente as vendas a partir do seu site.
Para entender como as técnicas de SEO funcionam você precisa entender que as plataformas de busca se baseiam em relevância de conteúdo para mostrar os resultados de uma pesquisa.
Sendo assim, quando mais relevante for o conteúdo do seu site em relação aos termos pesquisados, mais chances terá de aparecer nos primeiros tópicos da plataforma de busca.
Aplicar corretamente as técnicas de SEO é muito importante para obter o destaque a visibilidade necessária para aperfeiçoar suas vendas no seu comércio online.
Por isso separei algumas dicas de como aplicar algumas técnicas de SEO para te ajudar a aperfeiçoar seu negócio:
1- UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS-CHAVE
Ao digitar um termo na barra de pesquisa do Google, por exemplo, o cliente espera que o apareçam sites relacionados a esses termos.
Eles são as palavras-chave da pesquisa, sendo assim, escolher adequadamente as palavras chaves corretas para descrever seu produto e repetí-las ao decorrer do texto podem aumentar as possibilidades de busca pelo site, sempre leve em consideração fatores como o volume de busca e a concorrência.
Ainda sobre as palavras chaves, existem algumas plataformas digitais que ajudam que você escolha as palavras-chave mais ideais para seu produto.
Pois a partir delas você é capaz de encontrar e analisar os termos mais relevantes, te ajudando a potencializar os mecanismos de pesquisa e a publicidade do seu site.
Algumas dessas plataformas são a Keyword Planner e a Keyword Tool, por exemplo, tem exatamente este objetivo, buscar palavras chaves adequadas para otimizar o conteúdo.
2- TÍTULOS E DESCRIÇÕES CHAMATIVAS
Ser criativo na hora de criar o título do produto apresentado ajuda a diferenciar seu site, porém esse título também precisa ser relevante.
Não adianta criar um título muito criativo e ele não ter muito sentido em relação ao produto, sua técnica de SEO não funcionará desta forma.
Foque em um título relevante mas que chame a atenção do comprador, para que ele tenha curiosidade de abrir seu link.
A meta descrição do produto, ou seja, o texto que aparece logo abaixo do link do produto na janela de busca deve ser objetivo e criativo.
Nela deve conter uma breve descrição dos benefícios do seu produto e, mais importante, precisa ser um texto que convença o cliente a clicar no seu link.
Esse texto é muito importante para atrair o comprador, chamar a atenção dele é o ponto principal para otimizar suas vendas.
3- IMAGENS
As imagens que você utiliza no anuncio do produto precisam ser nomeadas com as palavras chave que você escolher, essa é uma ótima técnica de SEO.
Muita gente não sabe disso, mas o nome da imagem na hora que você faz o upload do seu computador para a página da internet, é muito importante para reforçar as palavras chave, o que colabora com os mecanismos de busca.
Por isso ao utilizar uma imagem, lembre sempre de renomear a mesma no seu computador antes de adicionar ao site, por exemplo, ao invés de deixar o nome da imagem como “imagem02” mude para a palavra chave que você vai usar separadas por hífen como por exemplo:
“vestidos-para-o-verão”, isso aumenta as chances do seu site aparecer entre os primeiros na plataforma de busca.
4- SEJA DIFERENTE
Evite utilizar descrições que já existem em outros sites de venda, inove na descrição do seu produto para que seu site seja mais chamativo.
Replicar conteúdo de outros sites pode desqualificar sua empresa e tirar seu site dos rankings de busca.
CONCLUSÃO
Viu só? Para sua loja online ter sucesso não basta apenas postar os produtos e esperar a mágica acontecer, existem estratégias para potencializar seu negócio que devem ser usadas e abusadas para que tudo dê certo.
Essas foram apenas algumas dicas de como utilizar técnicas de SEO, então, pesquise e busque mais informação para obter sucesso nas suas vendas online.