Depois de criar um marketplace, é importante saber qual é a melhor forma de conseguir atrair clientes.
Preparamos este artigo para te ajudar a atrair clientes em um marketplace. Separamos aqui as melhores dicas e exemplos práticos para expandir o seu marketplace. Também vamos te explicar como aplicar as estratégias de maneira eficiente e assertiva.
Vamos entender as melhores estratégias para atrair clientes para o seu marketplace?
Vamos explicar nos próximos itens, como você pode colocar em prática estratégias de marketing digital de forma eficiente.
Bora?
1. Cobrar uma mensalidade/taxa dos sellers para investimento em marketing
Você pode cobrar uma mensalidade ou uma taxa dos sellers cadastrados e em troca oferecer benefícios de marketing para eles. Ou seja, a mensalidade funciona como um investimento em marketing. Sabe por que isso é tão bacana? Porque se o lojista contratar uma agência de marketing por fora, o custo vai ser bem maior e os resultados não serão tão relevantes.
Afinal, muitas agências não possuem um conhecimento específico sobre o nicho que seu negócio atua, ao contrário da equipe do marketplace. Assim, fazendo o marketing por meio da mensalidade ou taxa aplicada da plataforma, a conversão e tráfego são mais altos e assertivos.
2. Mídia paga
Muito importante para que seu marketplace tenha visibilidade no mercado e alcance mais pessoas, é fazer anúncios pagos.
A conversão desse canal é alta, pois você pode segmentar o público. Também, ter uma quantidade grande de acessos no seu marketplace mostra que o seu site é popular. Isso, contribui para um melhor rankeamento do seu site no Google.
Uma dica bacana é focar nos produtos e ofertas dos lojistas que atuam com varejo, para chamar a atenção do consumidor e direcioná-lo ao marketplace.
3. Marketing de conteúdo
O Marketing de Conteúdo é um canal de marketing para marketplace simples e acessível. Produzir conteúdo relevante para o seu público é uma forma eficaz de se tornar referência no seu nicho. Ou seja, além dos produtos, é necessário produzir posts que agreguem valor aos seus clientes.
Além da mídia paga nas redes sociais, você pode usar essas mídias de maneira orgânica. Isto é, postando no seu feed normalmente. Porém, tenha em mente que essa é uma das estratégias de marketing digital de médio e longo prazo. Para medir a eficiência das suas ações, você pode usar ferramentas como o Google Analytics.
4. E-mail marketing
Muitas pessoas acham que o e-mail é coisa do passado. Mas essa ainda é uma das estratégias de marketing digital mais confiáveis para conquistar e fidelizar clientes. Você pode utilizá-lo para divulgar novos produtos e promoções, por exemplo, ou para gerar mais tráfego para o seu site (ou blog) fazendo ofertas limitadas ou divulgando conteúdos.
Então certifique-se de coletar todos os e-mails do seus clientes e gerar uma lista, que pode ser administrada por meio de softwares de automação de marketing. Assim, você consegue fidelizar mais clientes por meio da oferta, aumentando as chances deles comprarem os produtos ou serviços do seu marketplace.
Uma boa ação de email marketing não consiste apenas na oferta de produtos. Uma maneira de trabalhar essa estratégia de marketing para marketplace é divulgar histórias de clientes satisfeitos.
Utilizando essa prova social como mecanismo de marketing para marketplace, você cria um ciclo: quanto mais clientes compartilham suas experiências com o seu marketplace, mais pessoas se interessam, aumentando as chances de construir mais histórias de suces
5. SEO (Search Engine Optimization)
O SEO é um dos principais canais de marketing para marketplace. Essa técnica de Search Engine Optimization é a otimização para os motores de busca. Ou seja, são estratégias para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados do Google. Isso porque estar entre as primeiras posições pode trazer mais visitantes e clientes para o seu marketplace.
O SEO é uma estratégia que não é tão simples de colocar em prática e exige profissionais mais especializados. Mas, é um investimento importante para aumentar o tráfego de qualquer plataforma de marketplace.
Portanto, sugiro que você tenha um tutorial para os vendedores e prestadores de serviço cadastrados no seu marketplace. Pois, na maioria das vezes, o preenchimento das descrições é responsabilidade deles. E isso afeta diretamente a performance e a visibilidade da plataforma.
Conclusão
O marketing para marketplace é o principal fator que define o sucesso de uma plataforma desse tipo. Isso porque gerar tráfego e clientes para os vendedores ou prestadores de serviço é a maior responsabilidade de quem possui um marketplace.
Essa atração precisa ser contínua e escalável, e isso pode ser feito pelo Marketing Digital. Nessa perspectiva, existem várias possibilidades de canais de marketing para marketplace. Por isso, é preciso testá-las e avaliar quais são as mais adequadas para a sua plataforma.
Quer criar o seu próprio marketplace? Agende já uma consultoria gratuita com a equipe da SMPlaces