O que são e-marketplaces:
Os e-marketplaces são concentrações de lojas, seja de uma mesma categoria ou não, B2B ou B2C, com checkout unificado.
Há marketplaces de nicho (autopeças, produtos pet, informática, roupas, etc) e genéricos.
O conceito de marketplaces existe há anos no varejo físico (shopping centers, feiras ou regiões com concentração de lojas tais como: 25 de Março, José Paulino, Santa Efigênia, etc).
A vantagem é que as lojas se aproveitam de simbiose de tráfego de clientes, independente de serem concorrentes entre si.
O Brasil tem 110 milhões de internautas. Desses, 62 milhões já fizeram uma compra pela Internet.
Em 2014 as vendas online movimentaram no Brasil*:
- R$ 39,9 bilhões em vendas B2C
- R$ 290,5 bilhões em vendas B2BEm 2020 as vendas online movimentarão no Brasil*:
- R$ 130,5 bilhões em vendas B2C
- R$ 1,1 trilhão em vendas B2B
* Estimativa ABComm
Vantagens para o lojista:
- Atrai clientes em busca de uma categoria em comum
- O tráfego rateado tem baixo custo
- O one stop shop fideliza mais clientes
- A plataforma de e-commerce é subsidiada
- A interconexão de tráfego entre lojas gera mais vendas
- Melhor experiência de compra para os clientes
- Mais confiança para os visitantes comprarem
Vendas em Marketplaces B2C brasileiros
(em bilhões R$)
A SM Places é primeira plataforma brasileira de marketplaces no modelo SaaS (Software as a Service).
Através da SM Places é possível criar em apenas alguns minutos, de forma rápida e fácil, um marketplace pronto para receber centenas de lojas.