Como as redes sociais me ajudam a vender?

Hoje em dia as redes sociais vão muito além de uma simples comunicação com amigos e família em tempo real.

 

Muitos usam as redes sociais para fazer campanhas sobre política, por exemplo, ou até mesmo os religiosos as utilizam como meio de evangelização.

 

O uso alternativo dessas redes sociais vem crescendo bastante, e acaba por se tornar uma boa estratégia para apresentar e vender produtos online.

 

Quem nunca viu uma lojinha online do Instagram? Ou grupos de venda e troca de produtos colecionáveis no Facebook?

 

Pois é! a utilização das redes sociais para fins lucrativos vem sendo cada vez mais usada e indicada, devido a facilidade de se comunicar com várias pessoas ao mesmo tempo e rapidamente.

 

Sendo muito eficazes para tornar seu marketplace mais escalável, ou seja, mais acessado.

 

Essa forma de venda é conhecida popularmente como Networking, que a possibilidade de utilizar seus próprios contatos para divulgar seus produtos.

 

Essa forma de comércio é bastante útil principalmente para quem está começando um e-commerce agora e ainda não tem um público alvo frequente e definido.

 

Se você quer utilizar suas redes sociais como forma de potencializar as vendas do seu site, esta no lugar certo.

 

Preparamos uma lista de dicas que você pode utilizar para divulgar seu produto nas suas redes sociais e aperfeiçoar suas vendas rapidamente:

 

PÁGINA ESPECÍFICA OU PERFIL PESSOAL?

 

Em primeiro lugar você deve escolher entre criar uma página ou grupo próprio para divulgação do seu produto ou divulgar no seu perfil pessoal já existente da sua rede social.

 

Indica-se que você crie sim uma página específica, mas mesmo assim utilizar seu perfil pessoal inicialmente para atrair membros e seguidores para a página específica, aproveitando-se dos seus contatos, seguidores e amigos.

 

BENEFÍCIOS DO INSTAGRAM E FACEBOOK

 

O Instagram e o Facebook são duas redes sociais de vendas fortíssimos, e o principal benefício dessas duas plataformas é que elas podem agir de forma vinculada.

 

Ou seja, ao fazer uma página no Facebook e outra no Instagram você pode vincular as duas páginas e publicar as mesmas postagens nas duas plataformas ao mesmo tempo, diminuindo o tempo que você gastaria para fazer um post em cada plataforma.

 

 

MECANISMOS AUTOMÁTICOS DE POSTAGEM E INTERAÇÃO

 

Se você decidiu utilizar este formato, mas não tem tempo para ficar postando coisas e respondendo comentários o tempo inteiro, saiba que isso não é um problema.

 

Existem ferramentas automáticas onde você programa seu aplicativo para responder mensagens automaticamente e realizar postagens com a frequência que você desejar.

 

Exemplos desses programas são o Buffer e o Mention para Facebook, este segundo ainda te ajuda a monitorar o que as pessoas estão falando sobre seu produto para identificar críticas, elogios e reclamações.

 

E para o Instagram temos como exemplo o Postgrain, que tem a mesma função de posts programados e o Wisp Social, que possui função de analisar as hashtags mais utilizadas em determinada região para chamar atenção dos compradores.

 

IMPULSIONE SUAS PUBLICAÇÕES

 

Se seus amigos e seguidores não são suficientes, ainda tem outra opção que também funciona integralmente entre o Facebook e o Instagram, a opção de impulsionar publicações.

 

Esse mecanismo é pago, porém o preço é muito acessível e varia de acordo com a quantidade de pessoas que você quer que vejam seu produto e o tempo de duração desse impulsionamento.

 

Basta escolher o público alvo, a localização principal, e outras variáveis de filtração de pessoas, escolher a duração do anúncio e a quantidade de pessoas que você espera que vejam sua postagem.

 

Após colocar em funcionamento, pessoas que não estão entre os seus seguidores poderão ver o anúncio do seu produto nas próprias redes sociais. Essa é uma boa estratégia para iniciantes no mercado e-commerce.

 

PUBLICAÇÕES

 

É importante que suas publicações sejam interativas e chamem atenção, mas também é importante anunciar os produtos.

 

A indicação para que sua página não se torne chata e entediante, é que você faça de 6 a oito postagens de interação para cada 2 a 4 de anúncio de produtos.

 

Essas postagens interativas podem ser informativas ou ou contendo dicas sobre utilização de certo produto, etc.

 

VÍDEOS

 

A utilização de vídeos também pode ser bastante interessante, podendo ser utilizados no Instagram e/ou Facebook de forma mais curta, ou então vídeos mais longos e detalhados no YouTube.

 

Esses vídeos devem conter detalhes sobre produtos ou características da sua loja virtual, também podem ser utilizados para anuncia promoções ou descontos que estejam acontecendo no seu site.

 

É importante que os vídeos sejam chamativos e descontraídos, e convençam o cliente a comprar o produto.

 

CONCLUSÃO

 

Viu ai? As redes sociais são uma fonte de marketing muito eficiente se você souber utilizá-las.

 

Até anúncios simples já fazem grandes diferenças para seu site, então agora que você já sabe essas dicas valiosas, mãos a obra! Hora de colocar em prática e ver com os próprios olhos o resultado que as redes sociais proporcionam nas suas vendas.

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