O que é Marketplace? Conheça as 5 maiores vantagens para ter o Seu

Que o Marketplace conquistou os consumidores, isso é inquestionável. 

O acesso a diversos produtos de inúmeros parceiros em grandes plataformas de Ecommerce como Americanas, Walmart, Mercado Livre, popularizou esse tipo de comércio online no Brasil e no Mundo.

O Que é Marketplace?

Marketplace é uma grande plataforma online onde uma gama de lojistas, empresas, autônomos, empresários, os chamados Sellers, vendem seus produtos ou serviços. 

Um verdadeiro shopping virtual, um portal de e-commerce colaborativo, onde grandes sites aceitam vender produtos e serviços de outras lojas, empresas, autônomos e muitos outros.

Características do Marketplace:

  • o comprador (o consumidor final);
  • o intermediário (o próprio marketplace);
  • o vendedor (o seller); 
  • grandes sites (players);
  • diversidade de produtos.

Estatísticas do Marketplace:

  • 74,8% de todos os produtos vendidos/comercializados nos Marketplaces pertencem aos Sellers;
  • 80,6% dos Sellers vendem seus produtos em apenas 1 shopping virtual;
  • 61% dos Sellers vendem a menos de 1 ano nos Marketplaces Brasil – 2018.

Pesquisa Precifica

Estatísticas do E-commerce:

  • R$ 47,7 bilhões faturamento em 2017;
  • 55,15 milhões de consumidores em 2017;
  • 12% crescimento em 2018;
  • 53,2 bilhões em faturamento 2018;
  • 58 milhões de brasileiros realizaram pelo menos uma compra online. 

Pesquisa e-bit

Os sites de e-commerce com maior acessos do mundo são os marketplaces. 

O que esses dados revelam sobre o Marketplace e E-commerce? 

Um mercado em verdadeira expansão e crescimento contínuo. O que gera oportunidades para microempresas, empresas de médio e grande porte e para você, que ter seu.

Você já pensou nisso? Criar o seu próprio Marketplace?

Os consumidores já aprovaram esse tipo de negócio digital que reúne diversos lojistas, os números acima não mentem.

 

Marketplace  – A hora de você Ter seu Próprio Negócio.

Como você sabe um Marketplace é um Shopping Virtual com diversos lojistas vendendo seus produtos. 

Ao formar seu próprio Marketplace você faz parte de uma economia colaborativa, ou seja,  grupos de lojistas, empresários e outros que se unem para vender seus produtos e serviços. 

Esse tipo de economia tem se expandido e ganhado adeptos em todo mundo. Pois maximiza os ganhos e diminui os custos.

E você como o empreendedor,  será o canal de acesso para essa concentração comercial acontecer. Unindo dezenas de pessoas focadas em vender e crescer juntos.

Agora, quais as vantagens disso?

 

 

  • Você Não precisa Ser um Programador ou Design de Interfaces

 

Uma das primeiras questões que podem surgir é: como você vai criar seu Marketplace virtual? 

Isso demanda programação de softwares sofisticados, conhecimentos de HTML e outros sistemas complicados.

A boa notícia, é que existem sistemas prontos, com programação que não precisa de conhecimento específico para utilizar.

Escolher uma plataforma que forneça dados em tempo real, inclusive pelo celular é o grande diferencial. 

Informação precisas, proporcionam ações mais focadas e com resultados.

2. Marketplace de Nicho

Aqui você sai na frente. O marketplace de Nicho é aquele que está centrado num segmento de mercado.

Você sabia que a segmentação do mercado é a chave para o sucesso dos negócios?

Shop Marketplace direcionados a um tipo de produto, obtém mais oportunidade de negócios e vendas, pois se especializam em oferecer grandes variedades de produtos do mesmo segmento.

Por exemplo, uma plataforma de orgânicos. O usuário sabe que tudo que está ali faz parte desse universo. 

O sucesso entre os consumidores se deve ao oferecer uma gama de produtos de uma mesma categoria.

Os usuários podem encontrar produtos exclusivos, novidades que jamais imaginaram existir. É o grande diferencial.

As Plataformas que vendem todos os segmentos, muitas vezes se torna difícil achar um produto específico em meio  tanta diversidade de mercadorias. 

O Marketplace de Nicho por outro lado, oferece uma imensidão de opções do mesmo produto.

3. Comissão de Vendas

Todos os produtos no seu comércio online terá porcentagens a pagar a você. 

Essa parte é muito boa. Mas não se esqueça: é preciso muito trabalho e dedicação para que o seu shopping virtual se destaque e venda. 

Seus parceiros crescem com seu crescimento, o crescimento dos parceiros é o seu.

Então quantos mais lojistas você tiver, maior será o seu rendimento.

Mas para ter mais lojistas você precisa oferecer uma plataforma intuitiva, moderna que potencialize os produtos dos seus clientes.  

Veja como funciona:

 

4. Um Por Todos e Todos por Um – Marketplace de Economia Colaborativa

Você já ouviu a essa frase dos mosqueteiros: um por todos e todos por um, ou a frase a união faz a força?

Quando você tem diversos sellers ou lojistas em sua plataforma de vendas online, todos trabalham pelo mesmo objetivo, o crescimento do negócio.

É uma verdadeira união de forças. 

A possibilidade é ampliar o marketing digital, pois a divulgação pode alcançar inúmeras pessoas. 

Como o dono do Marketplace sua função é incentivar seus lojistas a expandir a visibilidade online, divulgando nas redes sociais, blogs e canais de comunicação.

São diversos lojistas, empenhados em fazer esse comércio virtual, se destacar e obter maior visibilidade. 

Todos com um único objetivo conquistar sua persona e fidelizar.

5. Taxa de Conversão Maiores

O que é Taxa de Conversão?

A taxa de conversão é uma métrica que tem o objetivo de fornecer dados sobre resultados de navegação e conversão (venda) da experiência do usuário.

Essa taxa é absolutamente necessária, com ela você avalia a aceitabilidade do site, o desempenho e foca em novas estratégias para alavancar as vendas.

O quanto da sua audiência gera resultados para o negócio? A taxa de conversão é capaz de responder a isso.

Ter bom tráfego, não é suficiente, esse tráfego deve ter qualidade. 

Por que as taxas de conversão são maiores num marketplace?

Porque o Marketplace de Nicho possui diversos produtos sortidos de mesmo segmento. 

Existem plataformas de cervejas artesanais com diversos sabores: suaves, fortes, frutadas, adocicadas e outros. 

Um consumidor que busca por cerveja artesanal e encontra esse tipo de site marketplace, descobre novos produtos e novas possibilidades, isso aumenta a conversão.

As campanhas de marketing digital, são mais direcionadas e você é capaz de explorar melhor esse tema de nicho. 

Dessa forma, a aderência com a persona se amplia, pois a comunicação é mais direta e fluida.

Bom espero que essas informações possam te ajudar. O Marketplace está borbulhando num processo de evolução com os aumentos das vendas. 

Para novos empreendedores, visionários, empresários é uma grande oportunidade de negócio.

Davi Defensor

Redator de conteúdo, UX Writer e especialista em escrita digital SEO.

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