Por que você deve investir em um marketplace para sua indústria
Você já deve ter ouvido sobre a plataforma marketplace, certo? Geralmente, associado a um e-commerce, os dois possuem grandes diferenças, embora tenham um objetivo em comum: vender.
No entanto, o marketplace pode ser uma ferramenta valiosa para aumentar as vendas, já que utiliza um conjunto de estratégias e ações direcionadas para a captação e conversão de clientes e visitantes.
Para deixar esse conceito mais claro, o marketplace reúne uma série de marcas de sucesso: Submarino, Americanas e Mercado Livre. Aliás, os três exemplos mencionados tem algo muito similar: a utilização da plataforma marketplace.
Nesse sentido, podemos definir esse modelo de negócio como um local que abriga vários produtos e de empresas diferentes. Dessa forma, vender em um marketplace proporciona diversas vantagens, principalmente para o mercado industrial.
No post de hoje, preparamos as principais vantagens que uma plataforma marketplace pode proporcionar ao seu negócio. Boa leitura!
5 vantagens do marketplace para a indústria
O marketplace foi implementado no Brasil em meados de 2012 por meio de grandes marcas do comércio eletrônico e tem conquistado cada vez mais espaço nos últimos anos. Afinal, a plataforma reúne um conjunto de vantagens promissoras para qualquer negócio.
Pensando nisso, confira agora mesmo as 5 principais vantagens de uma plataforma marketplace para a indústria. Ficou interessado? Acompanhe!
1. Baixo investimento
Uma das principais vantagens do marketplace é o baixo investimento. Diferente de uma plataforma de e-commerce, que exige uma série de processos burocráticos, o marketplace já vem com uma estrutura pronta, contendo até um uniforme nr10 da identidade visual da marca.
Dessa forma, o empreendedor não precisa se preocupar com a criação, hospedagem ou divulgação. É exatamente isso que faz com que o investimento seja menor. O marketplace oferece uma ferramenta pronta de vendas, muitas das vezes negociável.
2. Visibilidade
O marketplace consiste em um modelo que tem como objetivo fornecer um público já consolidado. Sendo assim, ele atrai diversos visitantes durante o dia e elimina a necessidade de investimentos em atração e captação de clientes.
Além disso, os mecanismos de buscas, como o Google, trabalham a favor do posicionamento desta página, tornando a sua indústria mais fácil de ser encontrada, independente se a atividade estiver voltada a um corte a laser, por exemplo.
3. Estrutura
Existe uma dúvida bem presente na vida dos empreendedores de comércio eletrônico: e a estrutura? Meios de pagamentos? Pois bem, essa questão não se aplica às plataformas de marketplace.
Afinal, como a estrutura da ferramenta já estabelecida, é possível ter os meios de pagamento e as formas de entrega configuradas. Nesse sentido, não há grandes preocupações burocráticas ou técnicas.
4. Diversidade de clientes e produtos
Como mencionamos anteriormente, uma das características do marketing place é a quantidade de lojas e produtos.
Ou seja, o público-alvo do site é bem maior e possui interesses diferentes, abordando desde a necessidade de um molde de injeção de plástico até uma peça de roupa, por exemplo.
Outro ponto positivo é o aumento do faturamento contínuo. Afinal, o marketplace conta com um catálogo bem variado, chamando ainda mais a atenção dos consumidores.
5. Aumento das vendas
Além de todas as vantagens citadas anteriormente, o resultado de investir em marketing place não poderia ser outro. Dessa forma, a indústria que trabalha com esse modelo de vendas tem um aumento significativo nesse âmbito.
Na verdade, a vantagem é presente por conta do baixo investimento e pela grande visibilidade. Sendo assim, o lucro é uma consequência inevitável de toda a funcionalidade de um marketplace.
Aposte no marketplace para o seu negócio
Como você viu, ter presença em um marketplace pode ser muito vantajoso para a sua empresa, não é mesmo? Então, adote agora mesmo a plataforma Smplaces para o seu negócio!
Gostou desse conteúdo? Conta pra gente. Nós queremos saber a sua opinião!
Por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais