Pesquisa de mercado é um processo que envolve coleta de dados para, após realizar uma análise, determinar se um produto ou serviço irá atender os clientes. Quando essa pesquisa é feita corretamente, podemos ter informações sobre tendências do mercado, comportamento do cliente, demografia e concorrentes.
A competição entre as empresas segue forte no país, devido ao estado econômico que nos encontramos. Realizar uma boa pesquisa de mercado pode ser um grande diferencial para encontrar as informações que fazem total diferença no plano de negócio.
Conhecendo seu concorrente
A pesquisa de mercado pode fornecer informações valiosas sobre empresas concorrentes em sua região de atuação. Entendendo quais são os produtos e serviços oferecidos nas proximidades de sua área de atuação, é possível elaborar uma estratégia para se destacar. Preços competitivos, qualidade no atendimento, prazo de entrega, produtos diferenciados e campanhas promocionais podem fazer a diferença quando você conhece seus concorrentes e seus clientes.
Minimizando custos
É muito importante para qualquer negócio evitar gastos desnecessários. É ainda mais valioso quando você tem ferramentas que auxiliam no planejamento financeiro. Com a pesquisa de mercado é possível identificar riscos quando pensamos em uma ação ou lançamento de produto. Tendo esses riscos mapeados, podemos analisar possíveis soluções para que os impactos e consequências sejam calculados.
Campanhas de Marketing
Com as informações dos seus clientes obtidas através da pesquisa de mercado, conseguimos elaborar campanhas de marketing muito mais positivas e com custos menores. Os dados proporcionam a criação de uma persona mais fiel ao seu cliente e potenciais consumidores, além de conhecer seus concorrentes de mercado.
Acesse nosso site para conhecer mais sobre nossa ferramenta para criar seu próprio marketplace – https://www.smplaces.com.br