Como criar um relatório de vendas no Excel?

Acompanhar as vendas do seu negócio é extremamente importante. Não importa o que ou o quanto você venda, nem o tamanho do seu negócio. Ter esse acompanhamento é essencial para entender como e para onde crescer. 

O relatório de vendas é uma análise importante e que ajuda gestores e demais profissionais da área de vendas a avaliarem a situação comercial das empresas, corrigir rumos e tomar decisões baseadas em dados, mais assertivas.

Por isso, hoje, vamos te ajudar a criar um relatório de vendas no Excel. Vamos lá?

Confira, a seguir, o passo a passo para encontrar uma planilha de relatório de vendas pronta para usar no seu site:

Passo 1: Abra o Excel e acesse o menu “Arquivo”. Depois, clique na aba “Novo”, que está na lateral esquerda da janela:

Passo 2: No campo de busca, pesquise por “vendas”. Nos resultados, clique no modelo desejado:

Passo 3: Você verá uma prévia e a descrição da planilha. Para baixar o arquivo e editá-lo, clique em “Criar”. Caso queira escolher outro modelo, clique no “X” para voltar à galeria:

Passo 4: O modelo que você escolheu será aberto no Excel e você poderá editá-lo, adequando-o para suas necessidades:

Prontinho, agora, você já pode editar o seu relatório de vendas no Excel e inserir informações importantes, como dados a serem acompanhados, métricas, periodicidade etc. Tudo de acordo com seu objetivo.

Conclusão:

Um relatório de vendas pode trazer insights importantes para o seu negócio e que, sem o relatório, você e sua equipe levariam mais tempo para identificá-los. 

Alguns exemplos:

  • Uma falha no processo de compra ou na jornada do cliente: a jornada do seu negócio não está conduzindo o cliente à conversão?;
  • Os produtos mais vendidos: e que devem estar sempre no seu estoque;
  • Sazonalidade: o que ocasiona o aumento ou a diminuição das suas vendas?;
  • Como montar o seu estoque: itens e quantidades, de acordo com as vendas e sazonalidade.

Agora, você está pronto para criar o seu relatório de vendas no Excel, sabendo quais dados inserir e acompanhar, quais as possíveis métricas que podem fazer a diferença para o seu negócio e, claro, alguns insights que vão te ajudar a melhorar suas estratégias.

Referência: https://www.techtudo.com.br/

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